sexta-feira, 12 de junho de 2009

FELIZ DIA DOS NAMORADOS - VAI UM PIOLHO AÍ?

A ARTE DE CATAR PIOLHOS

Quando minha mãe dizia: Vem cá filho que acho que você pegou piolho! – Eu adorava; pensava com meus botões: - Que delícia! – A catança era quase sempre ao sol – E eu ali deitado com a cabeça no seu colo sendo acariciado numa das regiões mais sensíveis de nosso corpo; o couro cabeludo sentia-me no paraíso; nessa ocasião eu me refazia da carência de toque (mesmo na época de minha infância as pessoas tinham pouco tempo para dedicar ás outras; a luta pela sobrevivência ou para enricar dominava – não era nosso caso, estávamos no primeiro grupo).
Confesso que torcia para houvesse milhões de lêndeas para serem amorosamente retiradas. Pena que minha mãe não percebeu; que depois de uma sessão de catança de piolhos eu ficava meses sem adoecer, sem uma amigdalite, resfriado, diarréia, etc. Os piolhos retirados dessa forma elevavam minha imunidade a mil.
Nada a ver com cobrança; pois nem eu mesmo; hoje, sabendo da importância do toque; eu o aplico nos outros tanto gostaria de receber.

Dia destes, lendo um artigo escrito por Cláudio Azevedo, “O quarto cérebro” no Portal Orion da Net, fiquei a cismar: Ah! Se minha mãe soubesse disso! Que bom seria:

“O Sistema Energético Cutâneo (SECt) é representado pelo maior órgão do corpo humano: a pele. Ela corresponde a cerca de 16% do peso corporal e, entre as suas múltiplas funções, regula a temperatura corporal, e serve de barreira física e imunológica contra microorganismos patogênicos além de suas funções sensoriais de calor, frio, tato, dor e pressão.

Embriologicamente, o SECt e o Sistema Nervoso Central têm a mesma origem, provinda do folheto externo do embrião (o ectoderma). Uma parte desse ectoderma, durante terceira semana de existência do embrião, dobra-se sobre si mesmo formando um tubo, chamado tubo neural, que vai originar o Sistema Nervoso Central, e a parte que permanece externa formará a pele e seus anexos. Portanto, desde o início a pele está em ligação direta com o Sistema Nervoso Central, enviando-lhe constantemente informações sobre o meio externo.
Do cérebro, e da medula espinhal, partem nervos que chegam à derme, aos vasos e à camada mais superficial da pele, a epiderme. As mensagens entre o SNC e a pele se dão por meio de substâncias químicas, chamadas neuropeptídios. Em sentido inverso, a pele envia ao cérebro suas mensagens por meio de mediadores químicos produzidos por suas células, que viajam até o SNC pelo sangue ou pelos nervos. A comunicação entre o SNC e a pele é constante e imediata, provocando alterações muito sutis que, na maioria das vezes, não são percebidas, como as alterações na produção do suor e no fluxo sangüíneo.
Em comunicação direta com o sistema imunológico, a pele realmente funciona como um sistema energético-informativo que envolve todo o corpo captando informações do “mundo externo” e refletindo em si própria o estado imunológico, emocional e mental do “mundo interno”. A psoríase é o exemplo mais eloqüente, na qual um alto nível de ansiedade é quase sempre encontrado em seus portadores. A dermatite atópica, um tipo de alergia, que pode aparecer logo aos primeiros meses de vida, também contém um componente emocional intenso da mesma forma que o vitiligo, outra doença sobre a qual o estresse exerce importante influência.
A dermatite seborréica, a neurodermite, a hiperidrose axilar e palmoplantar, a alopécia areata e, possivelmente, o líquen plano, a dermatite numular, a dermatite artificial (auto-escoriação) e a tricotilomania (arrancamento compulsivo de cabelos e pêlos) são outros quadros em que a conexão emocional e mental com a pele é evidente, em maior ou menor grau. A pele recebe sinais energético-informativos do que está se passando na psique da pessoa e, quando há estresse, a pele torna-se úmida, seus vasos se contraem ou se dilatam, aumenta a secreção sebácea, diminuem suas defesas, sua ecologia se altera e ela fica propensa a gerar sintomas pelas alterações a que está submetida. Daí, pode sofrer alterações anatômicas, que vão se traduzir como uma inflamação, um ressecamento, um excesso de oleosidade, uma descamação exagerada ou um espessamento, até chegar a uma doença propriamente dita.
No sentido inverso, o simples estímulo tátil do toque pode levar a uma série de repercussões positivas no combate ao estresse. Tem-se como certo, hoje, que o contato físico é essencial para que os bebês tenham desenvolvimento físico, neurológico, psicológico e emocional normal. A pele transmite a natureza do contato, por meio de organelas sensoriais representadas por terminações nervosas livres e encapsuladas, destinadas à percepção do tato fino (terminações livres nos pêlos, discos de Merkel-Ranvier da epiderme e corpúsculos de Wagner-Meissner nas papilas dérmicas), pressão e tato profundo (corpúsculos de Vater-Pacini no subcutâneo), calor (corpúsculos de Ruffini na derme e subcutâneo), frio (bulbos de Krause na derme) e dor (terminações livres e os corpos de Malpighi).
As células de Merkel, elementos mais importantes no disco de Merkel-Ranvier, têm importante papel sensorial e constituem cerca de 3% do conjunto de células da pele. Fazem parte do sistema neuro-endócrino (APUD) da pele junto com os melanoblastos, células do sistema glandular neuro-endócrino da pele, conhecido como sistema citocriniano. Essas últimas, de origem embriológica neuroectodérmica, estariam ontogeneticamente relacionadas com as células neurogliais e com as células de Schwann do sistema nervoso. Já as células de Langerhans fazem parte do sistema imunológico cutâneo.
Mas o mais fantástico componente do Sistema Energético Cutâneo é utilizado, por exemplo, pela Acupuntura, pela Reflexologia e pelo Reiki. Um sistema sutil e não-anatômico de fluxo energético-informativo que interliga, por exemplo, os dedos dos pés com os olhos e os ouvidos, independentemente dos sistemas circulatório, linfático e nervoso e que será descrito mais adiante nesse mesmo capítulo”.

Confesso que mesmo sem entender razões e motivos, odiei a vizinha que indicou á minha mãe “remédios” para matar piolhos e pente fino para eliminar lêndeas; as comadres de hoje são as piores; pois o pente fino ainda nos dá satisfação – elas descobriram que uma das mil utilidades da coca cola é desfazer as lêndeas. Claro que hoje as desculpo; mas não as perdôo; isso é coisa para mais além.
Ainda bem que os piolhos não foram extintos. Todos os piolhentos são pessoas carentes de contato físico para desenvolverem inteligência emocional e afetiva.
Quisera eu ter tido mais piolhos na infância na época do catar um por um; talvez minha inteligência emocional fosse mais saudável.

Mas na era da Net – quem sabe funciona o anúncio: precisa-se de pessoa especializada na arte de catar piolho – devolve-se na mesma moeda.

Presente para o dia dos namorados.

Para quem nunca teve ou não tem mais; a receita é simples: cate-se !
Faça como eu: invente um piolho virtual, aproveite uma coceirinha qualquer e aproveite para amar-se com leveza.
Para os que estão namorando: dê um piolho de presente...

Beijos.

Um comentário:

Anônimo disse...

amei seu artigo sobre piolhos...
na infancia tive muitos piolhos, era todo ano, ficava "empestiada"
so que ao contrario de carinho o que eu recebia era muita recriminação, alem do fato de ter sempre os cabelos curtos... pra uma menina, isso é a morte.
seu artigo vai me ajudar na terapia que estou fazendo... obrigada mesmo... bjs
ana
ana_madrini@hotmail.com

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo