domingo, 8 de março de 2009

NOVA AMÉLIA - PARABÉNS MULHERADA PELO SEU DIA

SURGE UMA NOVA MULHER

Uma nova Amélia (a mulher de verdade) está no mercado da vida.
Dia a dia elas conquistam novos espaços em todos os nichos da vivência humana. Guerreiras dão conta de várias tarefas ao mesmo tempo: filha, mãe, esposa, profissional, agente de caridade, tocadora de ONG, etc.
Hoje, o número de mulheres supera o de homens nas universidades; e com isso, a entrada no mercado de trabalho em muitas profissões de feudos masculinos trouxe ganho de qualidade; pois puderam desenvolver o lado racional equilibrando o emocional e a afetividade tornando-as pessoas mais completas. Enquanto o homem brasileiro (de forma genérica) está em crise existencial; as mulheres seguem derrubando tabus e aumentando suas conquistas. Claro que há bolsões diferenciados; nos grupos sociais com menor possibilidade de obter conhecimento e capacitação profissional as Amélias continuam as de antes: desvalorizadas tanto pelos parceiros quanto pela sociedade; sobrecarregadas de tarefas; agredidas (mesmo com a Lei Maria da Penha) e com a função de arrimo de família em muitas situações. O homem nessa condição de pouca instrução e capacitação profissional tende a abandonar a família e a sobrecarregar mais ainda a mulher. Mas, mesmo entre esse grupo social de gente sofrida, as guerreiras vão á luta e buscam fazer cursos e se capacitar para melhorar o salário e obter reconhecimento; os homens costumam ser acomodados e contentam-se em levar uma vidinha em que basta a dinheiro para a pinguinha, a cervejinha e o cigarro... Hoje muitas não se intimidam e mandam o companheiro que pisa na bola ir passear – Claro que há o lado negativo, as crianças estão sendo educadas pela rua (num sentido mais amplo onde a principal veículo é a TV); a incidência de HIV nessa faixa etária das mulheres guerreiras tem aumentado; e sempre há o perigo de seu novo ou já antigo companheiro molestar suas filhas. Tudo na vida tem seu preço e, o que mais vale é que as conquistas femininas aumentam dia a dia. Dia destes, fiquei emocionado ouvindo a conversa de duas dessas guerreiras e uma delas disse á outra: - Não quero mais saber dele; mesmo com tanta dificuldade e esforço para pagar as contas e educar os filhos; estou me sentindo muito feliz: - Lá no trabalho sou valorizada; hoje eu tenho valor, e isso não tem preço...
Sem dúvida foi uma mudança violenta no perfil da educação e da cultura para a mulher; os desafios são enormes e os perigos também; especialmente na área da saúde e do comportamento.

Para a mulher é mais difícil desvencilhar-se dos padrões.

Os jogos de amor continuarão os mesmos.
A busca da cara metade que nos fará feliz para sempre; ainda será eterna meta.

A mulher foi feita para amar e ser amada.
Os padrões de beleza são cada vez mais malucos; e nessa brincadeira tem uma “boiolagem cultural” que a maioria das mulheres não percebeu – Quem dita moda, tendências de beleza e sedução feminina são os gays (teoricamente seus concorrentes nesse terreno de seduzir o macho); Quantas mulheres são top line das tendências de moda em qualquer coisa – até em comportamento feminino? – Quem domina o mercado?

É inato no psiquismo da mulher; a busca da capacidade de sedução; mas isso foi levado ao extremo pela cultura atual. Uma das maluquices padronizadas que afeta as mulheres (e que são criadas e reforçadas por elas mesmas; claro que, depois que asseguram a cara metade; depois que já tem seu maridão: bebês gordinhos e cheios de dobrinhas como condição de sucesso infantil; e adultos magros como palitos; claro que atingir esse padrão de sucesso torna-se a cada dia mais impossível em virtude do estresse crônico que leva á busca desenfreada por carboidratos (açúcar doce e salgado: farináceos) que engordam e geram mais ansiedade e angústia; que levam a satisfazer a frustração em mais comida...
Há uma piada; que nem é tão piada assim: - Sabe qual a diferença entre a noiva e a esposa? – Uns trinta quilos...

Suicídio inconsciente.
Nossas mulheres de hoje correm um sério perigo de desertar da vida, apenas por não se acharem capazes de atender aos padrões ditados por mentes pouco sadias.
Além das doenças naturais do desequilíbrio metabólico: diabetes, sobrepeso, aumento dos riscos das doenças ligadas ao excesso de gorduras (colesterol e triglicérides), um distúrbio de auto – agressão, uma doença auto – imune ataca hoje boa parte das mulheres: a Tireoidite de Hashimoto. Talvez por que a tireóide seja a glândula ligada á auto – estima; e convenhamos manter a auto - estima feminina frente a tantos e malucos padrões de beleza e sedução é dose pra leão.

Alergias e cirurgias em alta.
Há uma epidemia de urticária gigante atingindo as mulheres; talvez pelo excesso de cosméticos usados no dia a dia. Nossa pele tem incrível capacidade de absorção. Dia destes, fiquei pensando; em nosso grupo de bate papo ás terças feiras, uma moça veio sem maquiagem, explicou que foi acometida por uma crise de “alergia” e está sendo obrigada a não se maquiar – estava depressiva; pois segundo ela sem maquiagem sentia-se nua. Isso me fez pensar muito. Não apenas eu percebi; mas outra amiga do grupo disse que ela estava com cara de menina; e realmente segundo minha ótica ela ficava muito mais menina e brejeira sem a maquiagem – Alguém disse: você está mais você mesma; alegre-se. Claro que é difícil dividir com as pessoas que não conhecem os personagens, o prazer de ver e sentir que somos muito mais belos do que as máscaras que nos impõem desde a infância – nós somos muito lindos quando formos apenas nós mesmos.

Somos campeões mundiais de cirurgias plásticas em meninas e adolescentes. Quem se atreve a questionar? Não adianta noticiar.

Aumento dos vícios.
Claro que as mulheres, especialmente as jovens, entraram de cabeça nos vícios masculinos: álcool, cigarro, e outras drogas; pois o consumo está ligado á capacidade financeira de manter o vício. Nos bolsões da pobreza tudo continua pior, para conseguir manter o vício a venda do corpo sempre foi solução prática e mortal. O perigo reside para as mulheres de melhor condição: a porta de entrada nos vícios continuará de forma cada vez mais forte: a universidade.

Aleluia.
Mulherada!
Nada de baixo astral – claro que há muito a ser dito e discutido – Mas, vocês são demais; continuem com essa garra – Assumam o poder; pois, nosso planeta é feminino: MÃE GAIA – e tenham certeza que alegram o coração do maior feminista que temos notícia em todos os tempos: Jesus. Ele deve estar muito feliz – Motivo? – É simples, se observarmos além da carga de trabalho do dia a dia quintuplicada; quais são os espíritos que movem a arte da caridade? ONGS – CE – Enfim, em todos os locais onde o amor ao próximo está na dianteira – São as mulheres...

Rogo a Deus e espero que meu espírito já tenha cumprido toda a jornada e com sucesso do meu lado feminino – tomara que não tenha deixado para a última hora; pois a barra está pesada.

VAMOS LÁ MULHERADA!
FORÇA!
NÃO DESISTAM DE NÓS QUE AS ASSISTIMOS!

BEIJOS.

Nenhum comentário:

Livros Publicados

Livros Publicados
Não ensine a criança a adoecer

Pequenos descuidos, grandes problemas

Pequenos descuidos, grandes problemas

Quem ama cuida

Quem ama cuida

Chegando à casa espírita

Chegando à casa espírita

Saúde ou doença, a escolha é sua

Saúde ou doença, a escolha é sua

A reforma íntima começa no berço

A reforma íntima começa no berço

Educar para um mundo novo

Educar para um mundo novo